Educação e Pedagogia,Educação Especial e Educação Inclusiva

Atividades da vida diária

AMANDA MEGEREDO CORRÊA ANA LUCIA GOMES GRACIELE ALVES CASSEMIRO INTRODUÇÃO A dificuldade na execução das Atividades de Vida Diária é sem dúvida um dos grandes prejuízos acarretados pela cegueira e se não for devidamente considerada, levará o indivíduo a continua dependência. O desenvolvimento das habilidades necessárias para a realização das atividades cotidianas constitui um dos […]

Educação e Pedagogia,Educação Especial e Educação Inclusiva

Orientação e mobilidade no espaço escolar

AMANDA MEGEREDO CORRÊA ANA LUCIA GOMES GRACIELE ALVES CASSEMIRO INTRODUÇÃO O presente trabalho propõe tecer conceitos e algumas técnicas de orientação e mobilidade no espaço escolar. Sendo que a orientação e mobilidade é a área da educação especial voltada a educação e a reabilitação de pessoas com deficiência visual, sejam por problemas congênitos ou adquiridos. […]

Educação e Pedagogia,Educação Especial e Educação Inclusiva

Educação inclusiva para a pessoa com deficiência visual- Noções básicas

AMANDA MEGEREDO CORRÊA ANA LUCIA GOMES GRACIELE ALVES CASSEMIRO INTRODUÇÃO O ensino das pessoas com deficiência deve privilegiar adaptações para que os alunos possam atingir o conhecimento, o planejamento das aulas visando essa clientela é de suma importância, pois por meio do planejamento podemos definir estratégias, adaptações e procedimentos.  Existem algumas adaptações e/ou recursos específicos […]

Profissões

Biossegurança com Produtos Químicos Perigosos: Como Armazenar e Regras Gerais Relativas a Incompatibilidades Químicas

INTRODUÇÃO O significado da palavra biossegurança, pode ser entendido por seus componentes: bio (do grego bios) significa vida; e, segurança se refere à qualidade de ser ou estar seguro, protegido, livre de riscos ou de perigo. Portanto, biossegurança refere-se à vida protegida, preservada, livre de danos, perigo ou risco.1 A biossegurança é o conjunto de […]

Profissões

Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de súde (PGRSS)

INTRODUÇÃO Os profissionais que gerenciam os Resíduos Sólidos de Saúde (RSS) devem se conscientizar sobre o meio ambiente. Torna-se essencial uma discussão sobre a necessidade de melhorar a conscientização relacionada aos RSS. Pois, mesmo entre profissionais da área de saúde ainda existem dificuldades em saber realmente os danos que esses resíduos podem trazer ao meio […]

Educação e Pedagogia

A reforma protestante: Seus antecedentes, acontecimentos e desdobramentos.

INTRODUÇÃO Este trabalho irá tratar do período entre os séculos XV e XVII, tendo como eixo temático a Reforma Protestante, com suas causas, influências e consequências na Europa, que acabara de entrar no período moderno. Dessa forma, serão feitas análises sobre os acontecimentos mais relevantes que abarcam esse recorte temporal e o eixo temático supracitado. […]

Educação e Pedagogia,Educação Especial e Educação Inclusiva

A importância da avaliação funcional da visão para o aluno com deficiência visual do ensino regular

GRACIELE ALVES CASSEMIRO AMANDA MEGEREDO CORRÊA ANA LUCIA GOMES INTRODUÇÃO A avaliação funcional da visão baseia-se na verificação quantitativa e qualitativa da acuidade e do campo visual, tendo como referencia o uso da visão de forma natural e consciente. Esta avaliação permite observar e compreender como o sujeito recebe, assimila, integra e interpreta os estímulos, […]

Profissões

Breve descrição dos principais métodos instrumentais e suas aplicações

INTRODUÇÃO A química analítica pode ser definida como a ciência e a arte da determinação da composição de substâncias em termos dos elementos ou compostos que os constituem (1972a). Quando uma amostra completamente desconhecida é apresentada a um analista, o primeiro requisito é, usualmente, identificar as substâncias que nela estão contidas. Este problema fundamental pode, […]

Profissões

Breve descrição dos principais métodos instrumentais e suas aplicações

INTRODUÇÃO A química analítica pode ser definida como a ciência e a arte da determinação da composição de substâncias em termos dos elementos ou compostos que os constituem (1972a). Quando uma amostra completamente desconhecida é apresentada a um analista, o primeiro requisito é, usualmente, identificar as substâncias que nela estão contidas. Este problema fundamental pode, […]