Ética no processo de avaliação

Ética Profissional (Ética na avaliação de  Trabalhos do ensino médio)

O que é, vantagens para empresas e funcionários, exemplos de atitudes éticas no ambiente de trabalho

Cooperação: uma atitude ética em ambiente de trabalho

O que é  

A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.

 

Vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho:

– Maior nível de produção na empresa;

– Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável;

– Aumento no índice de confiança entre os funcionários.

 

Exemplos de atitudes éticas num ambiente de trabalho:

– Educação e respeito entre os funcionários;

– Cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho;

– Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas na empresa;

– Respeito à hierarquia dentro da empresa;

– Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho;

– Ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa como, por exemplo, manter o bom humor;

– Realização, em ambiente de trabalho, apenas de tarefas relacionadas ao trabalho;

–  Respeito às regras e normas da empresa.

 

CONCEITO DE ÉTICA

O termo ética  vem do grego ethos – que significa caráter, modo de ser de uma pessoa. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Em outras palavras, ser ético, nada mais  é do que agir direito,
proceder bem sem prejudicar  os outros.

ÉTICA NO TRABALHO

A ética deve ser entendida como um valor da organização, que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados.  A ética deve sempre estar  presente em suas atitudes. Não importa se você trabalha em uma multinacional ou numa  microempresa, todas as suas  ações são vigiadas e, optando pelo bem ou pelo mal, um dia você terá que prestar contas de tudo.

VANTAGENS DA APLICAÇÃO  DA ÉTICA NO TRABALHO

Maior nível de produção na empresa;
Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável;
Aumento no índice de confiança entre os funcionários.

CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL ÉTICO

  • Honestidade – Está relacionada com a confiança  que nos é depositada. É muito fácil  encontrar a falta de honestidade quando existe a fascinação pelos lucros, privilégios e benefícios fáceis, pelo enriquecimento ilícito em cargos que outorgam autoridade.
  • Sigilo – O respeito aos segredos das pessoas, ou das empresas, é uma característica obrigatória para o profissional.
  • Coragem – Precisamos dela para tomar algumas decisões importantes em nossa vida
    . Além de ser bastante útil para nos ajudar a reagir às críticas, também  nos ajuda a enfrentar a verdade.
  • Humildade – O profissional precisa ter humildade suficiente para admitir que não é
    dono da verdade, para ouvir o que  os outros têm a dizer, aceitar  sugestões e reconhecer que o  sucesso individual é resultado de trabalho em equipe.
  • Justiça – Justiça é aplicar ao outro o que lhe é merecido. Não deixar o conflito de interesses atrapalhar nas relações e agir com imparcialidade.
  • Otimismo – Em face das perspectivas das sociedades modernas, o profissional precisa e deve ser otimista para acreditar na capacidade da realização da pessoa humana, no poder do desenvolvimento, enfrentando o futuro com bom humor.
  • Integridade – A integridade é tão fundamental ao ser humano que é praticamente impossível imaginar um profissional ético sem essa característica.
  • Integridade –
  • Responsabilidade – Estar consciente das suas atividades, deveres e atribuições. Saber o que, como e quando fazer.
  • Colaboração – Assumir atitudes visando atingir os objetivos comuns dentro do grupo de trabalho.
  • Educação – Dirigir-se sempre às pessoas dedicando toda a atenção, pois tal atitude poderá influenciar diretamente na imagem da empresa que você representa.

O QUE FAZER E NÃO FAZER NO AMBIENTE DE TRABALHO

  • Tenha sempre em sua mente a missão, visão e valores de sua empresa;
  • Saiba quais são suas atribuições e responsabilidades;
  • Procure não falar mal do comportamento e muito menos do desempenho dos seus colegas de trabalho;
  • Seja assíduo e pontual;
  • Respeite a hierarquia;
  • Trate todos com respeito.
  • Exerça sua função com zelo e competência;
  • Seja honesto em qualquer situação;
  • Nunca faça algo escondido que você não possa fazer em público;
  • Seja humilde, tolerante e flexível;
  • Dê crédito a quem merece. Nem sonhe em aceitar elogios pelo trabalho
    de outra pessoa;
  • Evitar criticar os colegas de trabalho ou culpar um subordinado pelas costas.

ÉTICA NO USO DO E-MAIL

  • Não veja seus e-mails constantemente;
  • Crie marcadores ou pastas para organizar e armazenar conversas/mensagens;
  • Use a regra dos dois minutos com suas mensagens.
  • Leia, responda e processe seus e-mails em lotes de mensagens;
  • Responda suas mensagens com apenas três frases;
  • Tenha um e-mail oficial e e-mails opcionais;
  • Cuidado com o e-mail profissional para
    amigos, parentes e afins;
  • Crie Regras e Filtros para limpá-la;
  • Se for urgente, não mande e-mails;
  • Uso correto;
Rangel

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