Métodos de cocções de alimentos

1  INTRODUÇÃO

Técnica e utensílios  culinario

 

Cocção  e um processo  onde  os alimentos   sofrem a ação  do calor,  em outras palavras cozimento. Ao cozinhar um alimento você quebra as fibras existente nele, facilitando a digestão  do mesmo, nesse processo a cor  o sabor  e o  odor  dos alimentos são  alterados  ou seja  sofrem modificações,  os métodos de cocção são técnicas fundamentais para  a produção  de pratos  de ótima qualidade. Ao  executa los  de maneira  correta,e possível concentrar ou extrair o sabor do alimento

 

A cocção  e  um método  que  pode  também ser usado para destruir  algumas bactérias  maléficas que pode conter  em alguns alimentos  como carnes, legumes e frutas  que também entra  nesse processo de cocção .

 

 

 

 

 

 

Os métodos de cocção  mais usados são;

 

 

Frio- usado para  abrir os poros dos alimentos,e feito com alimento imergido em água. Quando a água chegar ao ponto de ebulição, retirar o alimento imediatamente e colocar na água gelada para interromper o cozimento e fechar os poros dos alimentos.

 

 

Quente– usado para fechar os poros e reter liquido dentro do alimento. Técnica para pré-cozer o alimento, normalmente feita com óleo em fogo baixo.

 

 

 

Assar –  coccão    feito em forno geralmente aplicada  em alimentos com gordura

Cozer em vapor-usado para conservar o sabor dos alimentos

Cozer em forno- cocção do alimento ao forno  sem usar liquido ou qualquer corpo gorduroso.

 

Ferver- cocção  dos  alimentos  pela ação  do calor, transmitido através do liquido de cozimento.

Jozimar Barbosa Sobrinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *