O que é autodidata? Como saber se sou autodidata?

Considero que tudo que aprendi, de qualquer valor, foi de uma forma autodidata. Charles Darwin

Quando nos interessamos por algum assunto o qual desconhecemos, é comum que busquemos meios para aprender sobre aquele assunto. Há pessoas que sentem facilidade em aprender as coisas sozinhas, estas são as autodidatas; e há pessoas que necessitam do auxilio de alguém instruído naquela área.

Contudo, não existem pessoas que sejam apenas autodidatas ou apenas dependentes dos professores.

Na verdade, o ideal é que a aprendizagem em sala de aula dialogue com a aprendizagem autodidata de maneira que uma complemente a outra.

Bom, afinal de contas, o que isso tudo significa?

Isso quer dizer que, estudar sozinho deve fazer parte da vida de qualquer pessoa. Você não precisa necessariamente ter um professor ao seu lado para ensinar tudo o que você precisa saber o tempo todo.

Isso nem seria saudável.

É necessário existir a curiosidade, a necessidade, a busca pela informação e por fim o aprendizado.

Podemos citar vários exemplos em diversas áreas onde o autoaprendizado ou autodidatismo se faz presente.

Como saber se sou autodidata?

Bom, te confirmo com certeza: você é autodidata. Você aprendeu muitas coisas sozinho ao longo da sua vida, desde que era um pequeno bebê.

Se hoje você tem muita dificuldade de aprender algo novo sozinho, não é culpa sua. As vezes não recebemos os estímulos necessários para desenvolver essa habilidade.

É sério.. veja a escola por exemplo.

Quando entramos na escola, nos acostumamos a receber o conteúdo pronto, de bandeja. Na verdade, os melhores professores nas escolas são aqueles que fazem o aluno pensar, buscar e aprender a partir de suas próprias reflexões, mas no geral a escola entrega o conteúdo pronto e o aluno acaba tendo que memorizar ao invés de aprender.

Estudamos para passar na prova e depois nem lembramos mais dos conteúdos. Bom, pelo menos eu não me lembro mais de trigonometria, nem sei te dizer nada sobre química.

Mas porque isso?

Porque esses conteúdos nunca foram de fato interessantes para nós.

Quando nos interessamos por algo, procuramos naturalmente saber mais sobre o assunto. Esse é o princípio para se tornar um autodidata.

Como ser um autodidata?

Bom, já te confirmei que todos somos autodidatas. Mas se você deseja usar essa habilidade para inovar sua vida acadêmica ou profissional, ou até mesmo pessoal, podemos resumir em 2 passos muito simples:

1º – Curiosidade e Necessidade: reconhecer que você tem muito interesse em aprender algo, ou possui a necessidade de aprender algo novo, seja por pressão em casa, no trabalho ou na vida acadêmica.

2º – Buscar o conhecimento: nesse estágio existem 2 tipos de pessoas.

O primeiro tipo pesquisa um produto ou serviço que irá atender a sua necessidade. Ou segundo tipo pesquisa pela informação que precisa para ela mesma resolver.

Vamos fazer um teste rápido para entender onde você se encaixa nesse momento da sua vida. Lembra do Microsoft Excel, o programa de tabelas? Então:

  • Você precisa fazer um gráfico em tabela no Excel. O que você faz?
    • Procura um curso de Excel para aprender a fazer
    • Procura um especialista em Excel para fazer para você
    • Procura a informação de como fazer a tabela no Excel e faz você mesmo.

Bom, se informática não for o seu forte, você irá escolher a segunda opção provavelmente, procurar um especialista e pagar para que ele faça o serviço. Afinal, informática não é seu forte. Na verdade, você nem deve gostar muito de informática, por isso nunca se interessou em passar horas na frente de um computador tentando resolver um problema de informática.

Não faz sentido fazer um curso ou procurar aprender algo de que não se gosta se você tem a opção de pedir para outra pessoa mais interessada na área resolver para você.

Mas se você gosta de informática, provavelmente vai pesquisar sobre como criar essa tabela no Excel ou ainda vai fazer um curso sobre Excel, de tanto que você gosta e quer aprender tudo sobre Excel.

São dois caminhos possíveis. Só que no meio do curso de Excel você pode descobrir que não gostava tanto de Excel assim, ou que já sabe mais coisa do que estão ensinando, ou queria aprender outras coisas além da grade do curso.

Que chato isso.

No final das contas, era melhor nem ter feito o curso, ficado só na pesquisa mesmo. Isso acontece o tempo todo.

Ficar preso a grade do curso é chato mesmo. As vezes estudamos o que não gostamos, não precisamos naquele momento e deixamos de aprender algo que faria a diferença.

Mas você deve se perguntar: se eu estudar tudo sempre sozinho, não vou ter os certificados necessários para minha vida profissional.

Você está certo!

Por isso o Cursos Avante criou uma metodologia exclusiva que permite ao aluno estudar os tópicos que mais gosta e obter certificação para comprovar seus conhecimentos.

Encontre aqui no site do Cursos Avante o curso que você gosta, sabendo que estará sempre livre para estudar somente os tópicos que mais despertam seu interesse e nessa jornada, poderá descobrir outras coisas tão interessantes quanto o que você procurava inicialmente.

Confira nossos cursos, faça sua matrícula e junte-se a nossa comunidade de mais de 25.000 autodidatas.

 

Equipe Cursos Avante

One thought on “O que é autodidata? Como saber se sou autodidata?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *