A Arte da Podologia em minha vida

A Arte da Podologia em minha vida

 É incrível como as oportunidades nascem das necessidades do homem. O desemprego e falta de dinheiro me obrigaram a galgar horizontes nunca antes pensados para minha vida, eu que mal sabia “fazer” minhas próprias unhas acabei me tornando uma manicure de renome em minha cidade. Porém, visto que tal campo era fértil e o caminho já estava trilhado resolvi por avançar ainda mais alto e em meio à excitação de me especializar encontrei o “Cursos Avante” que acabou por ser o marco divisório entre o meu simples oficio e  à profissionalização.

Dentre os cursos que fiz, encontrei aqui a paixão pela Pedologia, arte nata e milenar que de tão singela e delicada foi com o passar dos tempos suprimida por outras especialidades que a englobaram fazendo com o profissional da área não emergisse com a mesma evolução de outros como o dentista, o médico, o enfermeiro entre outros mais. O Podólogo retornou no século XXI e está cada vez mais em evidência. Orgulho-me em dizer que faço parte desse retorno e tão qual é minha satisfação que exporei à seguir a minha iniciação; minha experiência e minha realização profissional como Podóloga.    

O primeiro contato: necessidade versus oportunidade

No ano de 2017 eu e minha família nos mudamos para o interior de Minas Gerais devido à transferência  do local de trabalho de meu marido. A cidade é pequena e não muitas opções e oportunidades de emprego, e mesmo que conseguisse me empregar  minha rotina ficaria ainda mais tumultuada visto que meus filhos ainda  são pequenos estão em idade escolar.

Um dia, estava sozinha em casa, meus filhos estavam na escola e meu marido no trabalho, resolvi por fazer minhas unhas dos pés que estavam já descuidadas. Durante o afazer surgiu a ideia de trabalhar de manicure. Mas a ideia foi logo descartada da mente pois passei a avaliar e cheguei a conclusão que não tinha experiência no oficio e também percebi que não havia campo pois na cidade havia vários salões de beleza que prestavam o serviço de manicure e pedicure.

No entanto, à tarde, conversei com meu marido e contei sobre a ideia que tive, crente que ele também reprovaria pelos mesmos motivos os quais eu já havia concluído. Porém, pra minha surpresa sua opinião foi totalmente positiva e me apoiou minha ideia.

No outro, na parede de fora de minha casa já havia uma humilde plaquinha, escrita à mão, com o anuncio de manicure e pedicure. Começava a minha trajetória para mais nova paixão.

A mais nova manicure da cidade

A unha da minha primeira cliente demorou quase três horas para ficar pronta. A ansiedade, o nervosismo e o medo me tomavam durante o ato, medo de errar, de machucar, de a cliente não gostar, mas venci tais sentimentos e terminei o serviço. Pra minha satisfação e surpresa obtive muitos elogios e gratidão da cliente que após pagar pelo serviço já  quis agendar outra data para um novo trabalho.

A clientela foi só crescendo e passei a concorrer de igual pra igual com demais manicure da cidade. Percebi que para crescer mais precisaria de me diferenciar e em meio a minha curiosidade e navegação pela internet encontrei o “Cursos Avante” que acabou por ser o marco divisório entre o meu simples oficio e  à profissionalização.

Através dos ensinamentos aprendidos nos cursos passei a adotar certas praticas que me diferenciaram positivamente das demais profissionais da cidade. A simples adoção do uso de mascaras e luvas e  cuidados com assepsia tais como autoclave e materiais esterilizados me fizeram subir no conceito das clientes.

Com a adoção de praticas  inéditas na cidade eu fiquei mais conhecida como manicure e minha clientela aumentou bastante. Cheguei a pensar que estava totalmente realizada profissionalmente. Mal sabia eu que o destino ainda me reservava  outro minucioso caminho que estava além do oficio manicure; estava atrás das estimadas unhas as quais eu conhecia tão bem; estava na origem delas, não só um oficio, uma arte, a podologia.

Especializando em Podologia

Eu já conseguia resolver vários problemas das unhas, unhas encravadas que causavam muita dor para as clientes. Porém eu avançava mais na curiosidade, não sabia bem o que estava fazendo. Os serviços davam certo mas surgiu a vontade de entender mais sobre os problemas, suas causam, sintomas e soluções.

Mais uma vez o grande diferencial de meu aprendizado foi o “Cursos Avante”. O material didático disponível, de leitura super fácil, fez com que aos poucos eu fosse adquirindo a sabedoria que precisava.

Nunca imaginava, por exemplo que os “pés” fossem tão diferenciados nos riscos e tratamentos. Aprendi com meus estudos no “Cursos Avante” sobre os pés desde a pessoa quando criança até as várias fases de sua vida. Sem falar que a profissão ou a prática de esportes de cada pessoa afeta diretamente na saúde de seus pés.

Após meus estudos me sinto confortável não só para tratar os vários problema dos pés e mãos e suas unhas como também falar orientar meus clientes com “conhecimento de causa”

Vária clientes minhas que são mães e possuem filhos pequenos ou recém nascidos me consultam sobre patologia observadas nos pés de filhos. Logicamente que não sou médica mas sei orienta-las ou conforta-las sobre muitos problemas  e duvidas. Fato que antes eu também possuía muitas duvidas e agora, porém, possuo um conhecimento confortável que torna meu oficio mais fácil.

Vontade de aprender mais

Estou muito satisfeita com a conclusão deste curso porém não quero parar de estudar. O “Cursos Avante” tem vários cursos de meu interesse, desejo concluir mais alguns e me especializar cada vez mais.

A satisfação de aprender é muito prazerosa, sobretudo quando se estuda em um ambiente que valoriza o aluno e cumpre com os conteúdos informados.

Minha vida mudou completamente em menos de um ano, e mudou devido aos meus estudos. Hoje sou uma profissional reconhecida e sou capaz de oferecer uma boa condição social para minha família. Quero avançar ainda mais, continuar estudando e não só colecionar meus diplomas na parede, os quais tenho com orgulho, mas também me tornar uma empresaria de sucesso.

Referências

Instituto de Capacitação Profissional Cursos Avante Ltda. https://cursosavante.com.br

APP -Associação Portuguesa de Podologia | Journal of Foot and Ank le Surgery | APC – Australasian Podiatry Counci

Marlene Quirino Borges Corrêa

Campos Gerais - MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *