A Dança Fitness como Qualidade de Vida

Muitas pessoas não se sentem motivadas a fazer exercícios físicos regularmente por não encontrarem uma atividade em qual ela se sente bem. A dança fitness é uma das atividades mais prazerosas que pode existir, uma vez que essa modalidade de lazer e pratica de exercícios físicos. Neste modo a dança se faz presente em nosso cotidiano social, trazendo vários benéficos para o corpo e mente.

Difícil discordar que a dança é uma das modalidade mais prazerosas , pois ela tem impacto direto na capacidade de percepção, aprendizagem e memorização das pessoas. Ale, disso, esta diretamente no nosso dia a dia, destaca- se o conceito de  Nanni( 2003, p.7)[…] em todas as espécies historia e ou espaço geográfico, para todas os povos é representação de suas manifestações e de seu estado de espirito, permeio de emoções de expressão e comunicação do ser de suas características culturais […].

Evidenciamos que a dança é capaz para promover vários resultados positivo para o corpo e mente do individuo, pois funciona como um antidepressivo natural ao proporcional o bem estar físico. Gonçalves it al (2004), destaca que a saúde é para o  nosso mais completo bem estar seja mental, físico ou social. Sendo assim pode- se dizer que a dança é capaz de tonar uma atividade física prazerosa podendo contribuir para a qualidade de vida, reforça os círculos cerebrais envolvidos nos movimentos, e quanto mais treinos houver, maiores serão os resultados obtidos. Um dos pontos positivos é que não há restrição de idade nem condicionamento físico. É preciso ter apenas vontade.

A dança fitness trata- se de uma aula muito divertida, animada e descontraída, cheio de energia que envolve exercícios aeróbicos e movimentos ritmados de diferentes gêneros como: axé, samba , salsa, hip-hop entre outros. Essa atividade aeróbica é estimulante, relaxante e motivadora. As aulas de dança exige total atenção aos movimentos, por isso, é comum que muitos alunos vejam na dança uma verdadeira terapia, deixando os problemas de lado, assim podendo  aliviar o estresse e a tenção do cotidiano que nos rodeia. Um dos propósitos da dança fitness é a perca de calorias, dançar ajuda a manter um corpo bonito e saudável,  o gasto calórico é muito alto, por isso é possível perceber os resultados em um tempo menor que outros exercícios com descontração e animação, que muitas vezes nem se sente passar o tempo.

De acordo com Szuster (2001), a dança é uma atividade física alegre que trás sensações de bem estar e dos estímulos para a pessoa que a pratica. Essa pratica de atividade leva o individuo a ter mais motivação, auto- estima e auto- confiança  e auto- determinação.

Deste  modo ela proporciona aos praticantes a socialização, auxilia no condicionamento físico, coordenação motora, frequência cardíaca, fortalecimento muscular, agilidade, equilíbrio e alivia o estresse. Por tanto a dança fitness é uma atividade prazerosa que melhora sua autoestima, proporciona  a perca de calorias e auxiliando muito na mudança de hábitos rotineiros, mudança de estilo de vida, proporcionando ao praticante uma vida mais ativa e uma qualidade de vida melhor.  

Referências

NANNI,D. Dança educação princípios métodos e técnicas.2.ed.Rio de Janeiro:Sprint,

SZUSTER. Estadudo qualitativo sobre a dança como atividade física em mulheres acima 50 anos. 69 f.(monografia de Bacharel em Educação Física) Porto Alegre

GONÇALVES, Aguinanldo e VILARTA, Roberto. Qualidade de vida e atividade física. Explorando teoria e pratica , Burueri, SP: Modelo, 2004 

Dariane Vanderléia Kupachinski

União da Vitória - PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *