A Maquiagem Através dos tempos
Há aproximadamente 3000 a.C que os povos mais antigos começaram a fazer o uso da maquiagem. Os antigos pintavam o rosto para espantar animais e até mesmo para rituais religiosos. Depois de algum tempo, usavam para identificar de qual tribo era e de qual grupo.
Egito Antigo
Aqui, no Egito Antigo, ocorreram os primeiros vestígios de maquiagem. Os faraós e camponeses usavam a maquiagem e perucas, além de óleos perfumados para se protegerem do Sol. Usavam também um outro tipo de óleo nos olhos, que atualmente pode ser chamado de delineador. O carvão também era utilizado por homens, mulheres e crianças para alongarem os olhos e realçarem as sobrancelhas.
Roma Antiga
Neste caso, os romanos gostavam de manter a pele bem clara com pó de trigo, usavam cinzas escuras para marcar as sobrancelhas e corantes de cor viva para os lábios.
Japão
Como as gueixas gostam de parecer bonecas de porcelanas, deixavam a pele do rosto mais clara e a boca pintavam em formato de coração.
Maquiagem Moderna
Atualmente, não há uma maquiagem especifica ou que está em moda, pois as mulheres usam o estilo que as fazem bem. Para o dia a dia, uma básica maquiagem. Para a noite, uma maquiagem mais forte. Para festa, uma maquiagem que marque bem os lábios e os olhos, ou até mesmo nenhuma.
A conclusão sobre os anos da maquiagem é que de acordo com o tempo ela muda, e por isso as empresas que produzem tal produto devem sempre diversificar, pois a maquiagem está em constante mudança.
A importância da preparação da pele e como faze-la
A preparação da pele é a primeira etapa e a etapa mais importante da maquiagem, pois sem ela não temos um acabamento perfeito e pode ocasionar alguns problemas na pele. Os materiais necessários para preparar a pele são:
• Protetor solar.
• Produto de limpeza para seu tipo específico de pele: (oleosa, mista, normal ou seca).
• Hidratante para o rosto (de acordo com o tipo de pele citado acima)
• Esfoliante.
• Demaquilante (caso necessite tirar algum resquício de maquiagem).
• Algodão de limpeza para o rosto.
Passo a passo da limpeza
- Higienizar a pele com demaquilante e com sabonete próprio para o rosto (de preferencia neutro).
- Tonificar a pele com um tônico e logo depois hidratar. (Obs: O tônico não deve ser utilizado em peles sensíveis e o hidratante tem que ser um especifico para a sua pele, mista, seca, oleosa ou normal).
- Passar um protetor solar certo para sua pele e fps acima de 15 (se a sua base já tiver protetor, desconsidere)
Pincéis e suas funções
- Pincel para Base: Tem uma forma arredondada para espalhar melhor a base.
- Pincel para Corretivo: Esse já tem uma forma menor que o pincel da base, é menos largo e mais gordinho.
- Pincel para Pó: As cerdas são longas e macias, trazendo um resultado mais natural para a pele.
- Pincel para Blush: Um pouco menor que o pincel de pó e serve para passar nas bochechas e no côncavo.
- Pincel de Sombra Arredondado: é um pincel de fácil uso, espalhando a sombra no olho perfeitamente. E até quem não tem pratica de fazer maquiagem nos olhos, consegue fazer um esfumado bonito.
- Pincel para Sombra Chanfrado: as cerdas desse pincel são mais duras e finas e servem para delinear com traço marcado ou esfumado nos olhos.
- Pincel de Esponjinha: para aplicar bem a sombra nos olhos, mas não esfuma.
- Pincel para Boca: Perfeito para contornar os lábios e é bem fino na ponta.
- Pincel Escovinha: serve para tirar a sombra que caiu no rosto quando aplicada, e também para passar iluminador em pó em algumas regiões do rosto, dependendo do formato do mesmo.
Dicas essenciais sobre pincéis
- Deve ser feita de maneira correta a limpezas destes, com shampoo e condicionador e lavar somente as cerdas.
- Antes de guarda-los, certificar que estão secos e limpos.
- Comprar pinceis de boa qualidade e com o melhor custo benefício.
“A MAQUIAGEM DIZ NOS MAIS QUE O ROSTO “(Oscar Wilde).
Referências
CURSO Maquiagem Profissional. Cursos Avante. São Paulo, 10 de fev. de 2019. Disponível em: cursosavante.com.br. Acesso em 10 de fev. de 2019.