A Importância do Microsoft Excell No Mundo Dos Negócios

O Microsoft (MSFT) Excel foi lançado em 1985 e cresceu para se tornar, sem dúvida, o programa de computador mais importante nos locais de trabalho em todo o mundo.

Se você está orçando, organizando listas de vendas de clientes ou precisa planejar uma reunião social de escritório, o Excel é uma ferramenta poderosa que se tornou entrincheirada nos processos de negócios em todo o mundo.

Originalmente lançado em 1985, o Microsoft Excel tornou-se o programa de planilhas mais usado no mundo. O Excel pode executar cálculos baseados em fórmulas e muitas outras funções matemáticas. O programa também serve como uma plataforma de programação para o Visual Basic for Applications. Devido à sua utilidade, o Excel tornou-se um marco em muitas empresas.

Finanças e contabilidade

Se você percorrer o departamento financeiro ou de contabilidade em qualquer escritório corporativo importante, verá telas de computador cheias de planilhas do Excel descrevendo resultados financeiros, orçamentos, previsões e planos usados para tomar grandes decisões empresariais.

Esta é a área de negócios com maior confiança e benefício das planilhas do Excel. Fórmulas avançadas no Excel podem transformar processos manuais que levaram semanas para serem concluídos na década de 1980 em algo que leva apenas alguns minutos hoje. 

A maioria dos usuários sabe que o Excel pode adicionar, subtrair, multiplicar e dividir, mas pode fazer muito mais com funções IF avançadas quando acoplado às tabelas VLOOKUP, INDEX-MATCH-MATCH e pivot. 

Marketing e Gestão de Produtos

Enquanto os profissionais de marketing e produtos procuram as equipes financeiras para fazer o trabalho pesado de análise financeira, o uso de planilhas para listar metas de vendas e clientes pode ajudá-lo a gerenciar sua força de vendas e organizar planos de marketing futuros com base em resultados anteriores.

Usando uma tabela dinâmica, os usuários podem resumir rápida e facilmente dados de clientes e vendas por categoria com um rápido arrastar e soltar. Todas as partes do negócio podem se beneficiar do sólido conhecimento do Excel, e as funções de marketing não estão isentas.

Planejamento de Recursos Humanos

Enquanto sistemas de banco de dados como Oracle (ORCL), SAP (SAP) e Quickbooks (INTU) podem ser usados para gerenciar informações de folha de pagamento e funcionários, exportar esses dados para o Excel permite que os usuários descubram tendências, resumam despesas e horas por período de pagamento, mês, ou ano, e entender melhor como sua força de trabalho é distribuída por função ou nível de remuneração.

Os profissionais de RH podem usar o Excel para obter uma planilha gigante repleta de dados de funcionários e entender exatamente de onde os custos estão vindo, como planejar e controlá-los melhor para o futuro.

Você pode fazer qualquer coisa com uma planilha
Usar o Excel para empresas quase não tem limite de aplicações. aqui estão alguns exemplos:

– Ao planejar uma partida de equipe para um jogo de beisebol, você pode usar o Excel para rastrear a lista de convidados e os custos.
– O Excel cria modelos de crescimento de receita para novos produtos com base em novas previsões de clientes.
– Ao planejar um calendário editorial para um site, você pode listar datas e tópicos em uma planilha.
– Ao criar um orçamento para um produto pequeno, você pode listar categorias de despesas em uma planilha, atualizá-las mensalmente e criar um gráfico para mostrar o quanto o produto está próximo do orçamento em cada categoria.
– Você pode calcular descontos para clientes com base no volume de compras mensal por produto.
– Os usuários podem resumir a receita do cliente por produto para encontrar áreas onde construir relacionamentos mais fortes com o cliente.
Esta é uma lista muito pequena para lhe dar uma ideia dos diversos usos para o Excel. Em um dia típico no escritório, tenho o Excel aberto de 4 a 8 horas. Eu não poderia fazer meu trabalho efetivamente sem ele.

O Excel não vai a lugar nenhum e as empresas continuarão a usar o Excel como uma ferramenta principal para diversas funções e aplicativos, desde projetos de TI até piqueniques da empresa.

Um conhecimento prático do Excel é vital para a maioria dos profissionais baseados em escritórios atualmente, e as habilidades mais sólidas do Excel podem abrir as portas para oportunidades de promoção e liderança. O Excel é uma ferramenta poderosa, mas não pode funcionar sozinha. É preciso um usuário de computador experiente para aproveitar tudo o que o Excel tem a oferecer para fornecer os melhores resultados para sua empresa.

Referências

BISSON, Simon. 2018. "Microsoft Excel: How these new features point the way to the future". Disponível em <https://www.techrepublic.com/article/microsoft-excel-how-these-new-features-point-the-way-to-the-future/> . Acesso em 12/10/2018.

BRUNS, Dave. 2018."How To Enter Data in Excel". Disponível em <https://www.techonthenet.com/excel/formulas/info.php> . Acesso em 11/10/2018.

HARVEY, Greg. 2017. "Excel Workbook For Dummies". Editora AARP.

Nagilla Beatriz Freitas da Silveira

Ourinhos - SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *