Alimentos Fundamentais Para o Crescimento das Crianças

Na incessante luta por uma alimentação perfeita, em que os aspectos saudaveis, nutritivos e saborosos devem-se manter em total harmonia, alguns alimentos cumprem a risca o papel funcional de herói das dietas. Fartos de nutrientes, os superalimentos são as melhores opções para quem investe em bem-estar e qualidade de vida, sem, necessariamente, ter de fechar a boca ao prazer gastronômico. Principalmente durante a fase infanto-juvenil, onde as crianças relutam para obedecer as regras alimentares, dando sempre prioridade às gorduras, frituras e guloseimas, os superalimentos ajudam, não só a apresentar novas opções ao cardápio, como também, aguçar o paladar trazendo novos sabores à vida.

Segundo nutricionistas, a repetição do ato de experimentar aumenta a probabilidade das crianças, no futuro, aceitarem novos alimentos com mais naturalidade e prazer. Devemos respeitar o ritmo das crianças. A melhor tática é inserir os alimentos de forma oculta em algumas preparações, para eles irem se acostumando aos sabores, indica a nutricionista.

Principais Superalimentos para uma Dieta

Abacate: Fonte de fivras e também rico em vitamina E. Repleta de gordura boa. Pode ser consumida com limão e mel para sobremesa, ou como base de um patê, parecido com guacamole, misturado com frango desfiado, atum ou até mesmo sardinha.

Aveia: Rica em fibras, dá uma maior sensação de saciedade para o organismo. A aveia também é um alimento que trabalha para acabar com o mau colesterol. Para consumir, experimente misturar com frutas, com iogurte, em sopas e caldos ou até mesmo misturar na carne, numa receita de hambúrguer caseiro!

Tofu: Alimentos a base de soja oferecem proteína magra e ajudam na proteção dos tecidos. Para servi-lo tente usá-lo na forma de patê: bata o tofu mais macio com tomate seco ou azeitona preta no liquidificador. A mistura formará um patê de sabor delicioso para rechear sanduíches ou legumes para servir no jantar.

Espinafre: Fácil de cozinhar, é um ótimo complemento para muitos pratos. O espinafre oferece às crianças ferro, cálcio, ácido fólico, vitamina A e vitamina C. Uma boa maneira de consumi-lo é na forma de suflê, recheio de torta integral, sobas e molhos de carne. Para os molhos de carne basta cozinhar o espinafre em água, bater no liquidificador para formar um creme e misturar no caldo da carne.

Tomate: Fonte de vitaminas A, B e C, além de minerais como fósforo, potássio e cálcio. O tomate também é um grande fornecedor de licopeno, um potente antioxidante. Prefira consumi-lo na forma de molho de tomate, preferindo também a opção orgânica!

Outras opções: Sardinha, frutas vermelhas, mirtilo, ovo, leite, iogurte, cúrcuma, alecrim e romã.

Bibliografia

"Superalimentos para Crianças". Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br.. Acessado em: Janeiro de 2019

"Alimentos Essenciais para o Crescimento das Crianças". Disponível em: https://planodesaude.net.br. Acessado em: janeiro de 2019

Isabelle Cristina Fernandes

Limeira - SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *