Arte no Ensino Fundamental: O Fazer e o Refletir.

O ensino de arte nas séries do ensino fundamental é de grande importância para a influência no processo de formação como indivíduo e no processo criativo tornando o aluno autoconfiante.

Através das mais variadas linguagens artísticas o professor pode instigar o aluno usando: desenho, música, cores, poesias, pintura, argila, colagem, escultura, teatro, dança, entre outras. Essas técnicas aguçam a imaginação da criança, contribuindo para uma melhor forma de pensar e tornando a criança capaz de enfrentar os conflitos e evoluir como ser humano.

Contudo a transformação ocorre porque a arte tem essa capacidade de atingir áreas do cérebro importantes para competência, sensibilidade, comunicação e reflexão. Além do conhecimento que as crianças adquirem  do contexto histórico sobre as culturas, os padrões estéticos e artísticos de cada período.

Um exemplo importante como a dança, essa linguagem fundamental para desenvolver a psicomotricidade , associando a coordenação motora, a percepção espacial, consciência musical identificando também signos, símbolos e ritmos.

Porém esse célebre papel do professor como mediador no ensino de arte na educação fundamental é além de transpor técnicas é motivar a criança para que ela entenda, faça e experimente o fazer artístico, dando suporte para a compreensão  de outras disciplinas como história, português e matemática, ressaltando sempre uma melhora na capacidade do aluno.

Referências:

 https://cursosavante.com.br/cursos/pdf/541-2182.pdf

https://cursosavante.com.br/cursos/pdf/541-2181.pdf

 

Priscila Fernanda da Sunção

Ubiratã - PR
Estudante de Artes Visuais e encantada com o universo da Arteterapia e Dança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *