Saúde e Bem Estar

Biossegurança: tipos de riscos

A biossegurança pode ser compreendida como um conjunto de normas e medidas que visa à proteção da população e dos profissionais de saúde.

Biossegurança

A biossegurança pode ser definida como um conjunto de medidas que busca minimizar os riscos inerentes a uma determinada atividade. Esses riscos não são apenas aqueles que afetam o profissional que desempenha uma função, e sim todos aqueles que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

No que diz respeito aos profissionais de saúde, a biossegurança preocupa-se com as instalações laboratoriais, as boas práticas em laboratório, os agentes biológicos aos quais o profissional está exposto e até mesmo a qualificação da equipe de trabalho. Isso é importante porque, nesses locais, existe a frequente exposiç

Administração

Segurança patrimonial e sua importância

A demanda por segurança privada aumentou ao longo dos anos e a prestação de seus serviços deixou de ser exclusividade em instituições financeiras,

passando a ter importância fundamental também para órgãos públicos e empresas particulares. 

A importância da segurança patrimonial nas empresas

Com o aumento da criminalidade e da violência, cada vez mais, as empresas, lojas, centros comerciais, condomínios e até residências têm procurado os serviços da segurança privada. Nas empresas é comum o uso de nomenclaturas diferenciadas, sendo as mais comuns: segurança patrimonial ou vigilância patrimonial; segurança empresarial ou segurança corporativa.

O serviço de segurança patrimonial, tendo como extensão  da segurança publica o comprometim

Saúde e Bem Estar

Poliomielite

A poliomielite (do grego polios,cinzento, e myelos, medula espinal), também conhecida por paralisia infantil ou pólio, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que possui como principal característica quadros de paralisia flácida súbita, no qual o paciente sofre fraqueza ou paralisia em determinada parte do corpo por redução do tônus muscular.

Poliomielite

Apesar dessa denominação, a poliomielite não é uma doença que acomete apenas crianças. Dessa forma, os adultos que não foram imunizados também correm  o risco de infecção.

O que provoca essa infecção é a transmissão do poliovírus, um vírus RNA que vive no intestino, que possui três sorotipos: I, II e III.

Ao se instalar no hospedeiro, o vírus passa por um período de incubação,

Outros Cursos

Gerenciamento de crise e seus conceitos

O gerenciamento de crises também pode ser descrito como uma metodologia de trabalho e organizacional, tendo sempre como seu fundamento principal, a disciplina e o planejamento.

Planejamento operacional

Sabemos que todo procedimento de segurança necessita de planejamento e organização, tendo como pilares principais, os lideres de segurança e suas equipes, tendo como objetivos, Preservar vidas, aplicar a lei, prevenção de riscos, planos de emergência e como o principal a capacitação e qualificação dos seus agentes de segurança.

Esses objetivos seguem uma hierarquia rigorosa quanto ao seu grau de importância e prioridade, Isto quer dizer que a preservação de vidas deve estar, para os responsáveis pelo gerenciamento de uma crise, acima da própria aplicação da lei.

A importância da comunicação

Saúde e Bem Estar

Psicologia da saúde x psicologia hospitalar

RESUMO

No presente trabalho, apresentamos a definição de Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar, esta última como especialidade exclusivamente brasileira. Refletimos, também, sobre a formação acadêmica, o mercado de trabalho e a realidade da saúde no País. Consideramos que existem incongruências entre a formação de base, a nossa realidade social e a inserção de psicólogos no ramo da saúde. Discutimos a inclusão da Psicologia Hospitalar na Psicologia da Saúde, área ampla que utiliza os conhecimentos das Ciências Biomédicas, Psicologia Clínica e Psicologia Comunitária para intervir em distintos contextos no âmbito sanitário.

O que é Psicologia da Saúde

A Psicologia da Saúde tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e s

Direito

A verdadeira cidadania só é exercida com ética

Introdução

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.

A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitávei

Educação

Autismo Infantil

Palavras-chave: Aprendizagem – Deste modo, no contexto educacional, educador e educandos tornam-se sujeitos históricos de busca, de inquietações, operacionalizando a superação de desafios nos mais diferentes sentidos da construção do conhecimento. Sob esta ótica, a proposta deste artigo visa apresentar alguns tipos de intervenção pedagógica que são de grande importância para com os portadores da síndrome do autismo. No caso específico do Autismo Infantil – cuja 1ª descrição foi feita por Kanner em 1943 -, há quatro casos de Autismo para cada dez mil nascimentos, segundo Ritvo e col. 1989 (apud SCHWARTZMAN, 1994). Daí a importância de aprofundar conhecimentos e estudos acerca desta síndrome, com o objetivo de desvendar a problemática educacional e social referente ao autista. Os métodos são muitos, e cada um possui

Educação

Métodos De Alfabetização

Introdução

Esse artigo tem como objetivo apresentar alguns conceitos sobre os diferentes métodos de alfabetização. Não caracteriza uma revisão sistemática e não pretende aprofundar historicamente o tema, mas é uma reflexão motivada pela observação de desconhecimento, por parte de profissionais da área, com relação aos distintos métodos de alfabetização, seus princípios e procedimentos de aplicação, o que tem limitado a possibilidade de aplicação de diferentes métodos para alunos com diferentes características, prejudicando, dessa forma, a otimização do potencial de cada indivíduo.

Métodos de Alfabetização

Atualmente, há uma confusão bastante grande em relação às diferentes características dos m

Saúde e Bem Estar

Cuidados Aplicados às Feridas

Observa-se que, apesar dos avanços das pesquisas, ainda persistem dúvidas a respeito do melhor tratamento para as feridas, especialmente, as crônicas. Essa situação ocorre, em geral, porque o Enfermeiro, provavelmente, não têm conhecimento sobre a melhor forma de avaliar, tratar e acompanhar o portador da ferida crônica ou, também, porque faltam recursos humanos e materiais para implementar a conduta mais adequada.

Diante da relevância destas considerações, este trabalho tem por objetivo ser um instrumento de fácil consulta, com linguagem acessível aos graduandos de Enfermagem e enfermeiros que atuam no tratamento de feridas nas Unidades de Saúde e, sobretudo, para aqueles que necessitam deste cuidado nos domicílios. Para isto, foi realizado um estudo bibliográfico e a partir do resgate da literatura foi construído um texto sobre conceitos atuais de ferid

Liderança, Excelência e Qualidade

Sucesso com Trabalho em Equipe

RESUMO

O presente artigo visa abordar a importancia do trabalho em equipe, a sua influencia para a organização se manter competitiva, para se iniciar um trabalho em equipe é preciso que haja um objetivo, seguido de um planejamento para desenvolver o trabalho. Trabalhar em equipe é importante para sair na frente, no entanto nem todas as empresas adotam esse sistema, devido a dificuldade que as pessoas tem em relacionar-se. Os conflitos sempre vão existir quando se trata de pessoas trabalhando em um mesmo espaço, mas esses não são sempre negativos, podem também ajudar no crescimento da equipe. Dentro da equipe geralmente alguém se destaca e acaba se tornando o líder da equipe, conquistando confiança dos seus seguidores. Esse líder precisa conhecer seus colaboradores suas fraquezas e limitações, para desenvolver o relacionamento na equipe de trabalho. Algumas empresas onde