Conhecendo o Pilates

O que é Pilates? Quais benefícios está técnica traz consigo, neste breve relato iremos abordar tal assunto.

O que é o Pilates?   

Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados nos Solo ou em Equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.

O Método ainda garante condicionamento físico e pode ser usado para a reabilitação física ou como alternativa fitness e até mesmo o emagrecimento e definição muscular, uma das vantagens da prática é que ela é acessível a todas as pessoas, desde um atleta de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida. Crianças, gestantes e deficientes também pode praticar, nenhum movimento é feito de forma automática ou passiva, mas, sim, com consciência, precisão e rigor técnico.

Os Benefícios

Aqui traremos os benefícios que a pratica do Pilates trás ao corpo, mente do seu praticante,  é um método que estimula de forma global durante cada exercício, visando aumentando de mobilidade, flexibilidade força e tônus muscular.

Para tanto, ele faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou o auxílio/resistência das molas em seus aparelhos.

Com isso, ele traz alguns benefícios como:

  • Melhora da postura: A consciência corporal obtida com o pilates e o foco nos músculos do centro do corpo (conhecidos como core) fazem com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, o que melhora a postura. Com isso, o exercício pode reduzir dores nas costas.
  • Aumento do tônus muscular: Os exercícios do pilates trabalham com a contração e força dos músculos, além de sua flexibilidade. Com isso, as fibras musculares são rompidas e reconstruídas, possibilitando a troca de massa gorda por muscular e um melhor contorno corporal, com redução de medidas.
  • Maior mobilidade articular: Como os exercícios trabalham o corpo de forma global, as articulações também são estimuladas, o que torna o corpo mais móvel e facilita os movimentos do dia a dia.
  • Alívio de tensões: Por focar na respiração e na concentração na hora de executar um movimento, o pilates pode ajudar na redução do estresse. Esse benefício é incrementado pelo ambiente em que o exercício é realizado: normalmente salas tranquilas e com som ambiente agradável e calmo.
  • Evolução da marcha e corrida: Como movimentos globais são estimulados durante o pilates, isso faz com que movimentos comuns, como a caminhada, se tornem mais simples e melhor executados.
    Além disso, por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal desenvolvida no pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.
  • Incremento da flexibilidade: Os exercícios voltados para este benefício são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo. Trabalhando a extensão de músculos e articulações, percebemos mudanças positivas em atividades como amarrar os sapatos e vestir as calças, por exemplo.
  • Foco na respiração: No pilates a respiração adequada é indicada para facilitar a execução dos movimentos, o que traz mais consciência sobre como respiramos também no dia a dia, reduzindo o cansaço.
  • Mais prazer na relação sexual: O pilates trabalha bastante a musculatura do assoalho pélvico, tendo como benefício indireto a possibilidade de ter mais prazer durante o sexo, principalmente no caso das mulheres.

Os Tipos de Pilates

Atualmente, existem dois modos da pratica do o Pilates, que é o com aparelho e o solo, e aqui falaremos brevemente de cada um.

Com Aparelhos: Nele são usados os aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates, que se baseiam em molas e podem tanto facilitar movimentos de pessoas com limitações físicas, como dificultar movimentos, levando o aluno a níveis mais avançados.

No Solo: Considerado mais difícil, pois é feito apenas com o peso do corpo, pedindo do aluno um controle muito mais dos seus movimentos e músculos. Essa técnica tem a vantagem de poder ser praticada em qualquer lugar, inclusive em estúdios, intercalando com o uso dos aparelhos.

Contraindicações

Como as aulas de pilates costumam ser individualizadas, apesar de poderem ser feitas com outros alunos, existem apenas contraindicações relativas no praticar desta modalidade .

Que por exemplo, gestantes que não se exercitavam antes da gravidez, devem tomar mais cuidado ao começar com o pilates durante a gestação.

Pilates na Reabilitação Física

Conforme Curi (2009), “no Pilates bem orientado por um profissional habilitado, é praticamente inexistente a possibilidade de lesões ou dores musculares, pois o impacto é zero”. O pilates pretende criar hábitos saudáveis que perdurem por toda a vida. Com sua prática, as pessoas aprendem a manter uma postura correta em diversas situações do cotidiano, como sentar,andar e agachar (MARIN, 2009).

A flexibilidade é a amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações (MIRANDA; MORAIS, 2009; BERTOLLA et al, 2007; SACCO et al, 2005). É a capacidade de alongamento das estruturas que compõem os tecidos moles (músculos, tendões, tecido conjuntivo) através da amplitude de movimento articular disponível. O músculo é o maior contribuinte à amplitude de movimento das articulações (TREVISOL;SILVA, 2009).

Para a reeducação postural algumas técnicas baseadas na cinesioterapia são utilizadas, entre elas o método Pilates (SACCO et al, 2005; BLUM, 2002; KOLYNIAK; CAVALCANTI; AOKI, 2004; SEGAL; HEIN; BASFORD, 2004; MUSCOLINO; CIPRIANI, 2004a; LANGE et al, 2000).

Gómez e García (2009) afirmam que o Pilates é uma das técnicas mais eficazes na reeducação postural. A postura corporal é estabelecida por estruturas músculo-esqueléticas que interagem entre si durante toda a vida; em longo prazo, estas podem evoluir para processos crônicos que causam dor e podem limitar o indivíduo para a prática de atividade física e laboral (QUADROS; FURLANETTO, sd; MENDONÇA; SILVA, sd).

Conclusão

Após esta breve pesquisa, conseguimos ter a dimensão de quão benéfico é a pratica do Pilates e que tras vários aspectos positivos para as pessoas que as praticam ,,desde quem busca por uma reabilitação física até quem está atrás de uma melhor qualidade de vida .

Referencias

ANDERSON, D.; SPECTOR, A. Introducion to Pilates-based rehabilitation. Orthopedic Physical Therapy Clinics of North America. Vol. 9, Num. 3, p. 395. 2000.

APARICIO, E; PÉREZ, J. O autêntico método Pilates: a arte do controle. São Paulo: Editora Planeta Brasil. 2005.

BARRA, B.S.; ARAÚJO, W.B. O efeito do método Pilates no ganho da flexibilidade. Linhares, 2007. 37p. Monografia para obtenção de título de Bacharel em Educação Física – Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração (UNILINHARES), Linhares, 2007.

BERTOLLA, F.; BARONI, B.M.; JUNIOR, E.C.P.L.; OLTRAMARI, J.D. Efeito de um programa de treinamento utilizando o método Pilates na flexibilidade de atletas juvenis de futsal. Rev Bras Méd Esporte vol.13 no.4 Niterói July/Aug. 2007.

GALLAGHER, S.P.; KRYZANOWSKA, R. O Método Pilates de condicionamento físico. São Paulo. The Pilates Studios Brasil São Paulo. 2000.

Pilates: o que é, para que serve, exercícios e benefícios disponivel em: https://www.minhavida.com.br/fitness/tudo-sobre/31653-pilates. acessado  25 de fevereiro 2019

O que é Pilates? Tudo o que você precisa saber: Disponivel em: https://blogpilates.com.br/o-que-e-pilates-o-que-voce-precisa-saber/. Acessado 6 de março 2019

Ademir Afonso Peres

Pelotas - RS
Estudante de Terapia Ocupacional da Faculdade Federal de Pelotas/Rs , Pelotense e apaixonado pela profissão que escolhi .

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