Cuidando da Escola: Ambiente Limpo e Agradável

Para começar este texto nada melhor começarmos com a frase bem conhecida, mas que nós remete uma realidade “A escola é a nossa segunda casa”. Professores alunos e funcionários passam a maior parte do dia na escola. Então é necessário um ambiente bom agradável, não só de convivência mais de organização e limpeza também. Portanto e preciso que todos trabalhem para o bem estar comum da escola, professores, serventes, diretores e alunos devem trabalhar como um todo, para preservar uma escola limpa, não jogando o lixo no chão como papel de biscoito restos de comida. Isso e uma tarefa que terá que ser realizada todo o dia ate que isso vire um hábito e não um dever.

Em uma escola é preciso de muita atenção em relação a sua limpeza concorrente que são as limpezas diárias, como troca de papel higiênico nos banheiros sabonete liquido, limpeza das salas de aula, que deve ser intensificada e ocorrer em cada turno. São ambientes de acesso corrente. Por tanto nesses ambientes e preciso um cuidado especial, pois a muita circulação de pessoas e com isso muitas bactérias ficam armazenadas nestes lugares, então é preciso de cuidados especiais com produtos adequados e equipamentos adequados. Trazendo assim um ambiente limpo e agradável.

Mas para um profissional responsável pela limpeza de uma escola suas tarefas vão além para manter um ambiente limpo e agradável. A limpeza externa de uma escola, por exemplo, é umas das tarefas que terá que ser feita todos os dias, o pátio de uma escola também precisa ser uma limpeza concorrente. Manter limpo o pátio um lugar que os alunos praticam esportes merendam tem o seu momento de lazer e descanso é fundamental, para o bem estar dessas crianças. Para isso varias dicas de organização e limpeza é adquirida com:

Recolher todos os resíduos encontrados em saco plástico branco, cuidadosamente, com a menor agitação possível. Retirar o lixo devidamente ensacado. Lavar as cestas de lixo e substituir os sacos plásticos. Molhar o local a ser lavado com água e sabão. Passar o rodo  com pano úmido embebido em água limpa, para enxaguar o chão. Passar pano seco envolvido num rodo para secar bem o chão.  Limpar e guardar o equipamento. (fundação Oswaldo cruz  2003)

O volume de resíduos de uma escola é grande ao longo do dia. A instalação de lixeiras para coleta seletiva e uma atitude simples que trabalha a conscientização dos alunos, os ensina que preciso ajudar a preservar a limpeza da escola. Trazendo para a escola um ambiente agradável de responsabilidade mostrando para todos que circulam nesse ambiente que com ajuda de todos os resultados ficam ainda melhores. Mostrando que realmente a escola e a nossa segunda casa.

Referências

Fundação Oswaldo cruz. Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.2003.  acesso em 07 de novembro de 2018

Olimpio comércio. Mantendo a organização e a limpeza na escola. Disponível em: http://olimpo-rs.com.br/tag/limpeza-na-escola/  Acesso em 06 de novembro de 2018

 

Maria Eduarda Moreira Pereira

Cataguases - MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *