Excel Básico no Cotidiano

O Excel é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo todo para trabalhar com dados em formato de planilha.

Excel básico

A ferramenta do Excel é apresentada em 2 dimensões, nas quais as células estão organizadas em colunas e linhas. As colunas são identificadas com as letras do alfabeto, partindo da letra A, da esquerda para a direita. Já as linhas são representadas por números, organizados a partir do número 1, de cima para baixo.

As células da primeira linha são A1, B1, C1 e assim por diante. As células da primeira coluna são A1, A2, A3. Essas indicações por letras e números são chamadas de referências ou endereços das células. As células são locais para você vai inserir as informações que deseja, como números, datas, valores em moedas ou um simples texto.

Ao clicar em uma célula, é possível saber o endereço dela ao procurar pela caixa de nome, localizada logo acima da coluna A. À direita desta caixa, está a barra de fórmulas, que permite saber as possíveis fórmulas inseridas na célula selecionada. Você também pode utilizar a barra de fórmulas para editar os conteúdos de uma célula.

Adicionar e remover colunas e linhas

Para inserir novas colunas, selecione uma, clique com o botão direito e encontre a opção “Inserir”. A nova coluna vai ser inserida sempre à esquerda da área selecionada. Se deseja inserir mais linhas, o processo é o mesmo. O Excel sempre insere as novas linhas acima da selecionada.

Para continuar inserindo mais linhas em sequência, pressione a tecla “F4” para cada nova linha. Esse passo também funciona para inserir novas colunas em sequência.

Para deletar colunas ou linhas, selecione o que você deseja eliminar da tabela e simplesmente clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Excluir”. Para apagar os conteúdos de uma coluna, linha ou célula, basta usar a tecla “Delete”.

Funções matemáticas simples

As planilhas de Excel podem servir para você controlar gastos e entradas de dinheiro no seu orçamento mensal ou de alguém da sua família. Para isso, você pode organizar na coluna A as descrições dos gastos, como luz, água, aluguel e outros, e na coluna B os valores de cada gasto. Ao final, você pode inserir uma célula que informe o total dos custos.

Para que a ferramenta calcule o valor, insira o sinal “=” na célula onde você deseja que o total apareça. Escreva “SOMA”, logo após o sinal de “=”, e abra um parênteses. Com o mouse, selecione o conjunto de células a serem incluídas na soma e feche o parênteses. Fica assim: =SOMA(B2:B5).

Excel no cotidiano

Como já vimos, uma fórmula é armazenada sempre dentro de uma célula. Ela rege o valor que será mostrado naquele endereço (e, em alguns casos, em endereços adjacentes também) e pode usar informações de vários lugares para isto.

Existem centenas de funções possíveis, que podem ser combinadas de infinitas maneiras, de modo a automatizar —ou pelo menos simplificar— praticamente qualquer tarefa. Para entendermos a variedade de operações disponíveis, vamos ver as suas categorias principais:

String / Texto: Para unir, separar, combinar ou manipular blocos de texto ou suas letras separadamente.

Data / Hora: Operações relacionadas à calculo de tempo, intervalo entre datas , dias úteis e a identificação dos dias, semanas e meses.

Matemática / Trigonometria: Além das operações aritméticas, permite calcular equações complexas, constantes (como Pi), gerar números aleatórios e alterar números com arredondamento, conversão de unidades e operações com ângulos.

Estatística: Para análise de conjuntos. Identifica automaticamente percentis, médias, medianas, distruibuições, contagens, permutações, variância, entre outras.

Funções lógicas: Permite que outras funções sejam combinadas e analisadas em função de uma regra descrita pelo usuário. Retorna “TRUE” ou “FALSE” para funções que checam por uma determinada condição e tomam uma ação de acordo com o resultado.

Funções de informação: São usadas basicamente para avaliar o resultado de outras funções. Podem responder se uma determinada célula está em branco, é um erro, uma data ou um texto, por exemplo. Também identificam e manipulam os identificadores de formato (data, hora, percentual, moeda, etc) que falamos acima.

Database: Entregam valores relacionados à um grupo de células (range). Podem ser usadas para contas o número de elementos, apontar o seu maior (ou menor) membro, a variância dentro do grupo, entre outros.

Financeiras: O nome diz tudo! São usadas para simplificar o cálculo de juros, depreciação, períodos de investimento e número de pagamentos, por exemplo.

Engenharia: Basicamente usada para converter números entre suas diversas formas de representação, como binários, hexa, octal e algumas unidades de medida.

Referência / Lookup: Varrem um determinado espaço em busca de um valor dado pelo usuários. Ideais para encontrar correspondências entre fontes de dados diferentes, assim como relações entre índices diversos que possuem elementos em comum.

Conclusão

Planilhas semelhantes as do Excel servem como base para bancos de dados. É possível adicionar dados a um banco de dados a partir de uma planilha do Excel. O programa também é bastante usado para armazenar dados de compras e vendas de produtos, custos e orçamentos familiares.

No Excel 2007, assim como nas outras versões, quando se abre um novo arquivo abrem-se três planilhas (Cada planilha tem 16.384 colunas e 1.048.576 linhas.)

Estas fazem parte do mesmo arquivo do programa. Caso alguém fosse preencher todas as linhas e colunas com o Maximo de caracteres possível, o arquivo resultante teria aproximadamente 9.223.090.561.878.070.000 de bytes. É muito difícil alguém chegar a tanto, mas as grandes empresas podem usar a vontade o programa, sem medo de chegar no limite.

Referências

https://support.office.com/pt-br/article/usando-refer%C3%AAncias-estruturadas-com-tabelas-do-excel-f5ed2452-2337-4f71-bed3-c8ae6d2b276e  Acesso em 03 de Dezembro de 2018.

https://www.microsoft.com/pt-br/ Acesso em 03 de Dezembro de 2018.

Ludson Teles Correa Linhares

Niterói - RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *