HIGIENE DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS

1  INTRODUÇÃO

A necessidade de uma higiene pessoal é critério básico e de extrema importância para quem atua nas atividades de manipulação de alimentos na cozinha.

O manipulador de alimentos que seguir corretamente as normas de higiene, além de preservar a qualidade do alimento a ser preparado através dos cuidados com sua saúde, prestará também um serviço de qualidade para sua empresa, pois contribuirá com eficiência no combate aos agente causadores de doenças através da ingestão de alimentos contaminados.

 

2  DESENVOLVIMENTO

 

As noções básicas de higiene para o manipulador de alimentos se aplicam basicamente de acordo com exigências encontradas em normas de órgãos reguladores de Boas Práticas para tais finalidades (ANVISA).

Conforme exigências, um ambiente de trabalho no qual executa a manipulação de alimentos (cozinha) necessita que haja cumprimento de procedimentos rigorosos por parte do manipulador, para que este não contamine ou comprometa a qualidade higiênica e sanitária dos alimentos.

Todo manipulador deve estar livre qualquer enfermidade, sintomas ou lesões para manipular os alimentos, podendo ser afastado da atividade com a finalidade de evitar a contaminação. O manipulador deve portar roupas e calçados  limpos, ter unhas bem aparadas e limpas, cabelos cortados e protegidos por toucas, estar ciente da correta lavagem e antisepsia das mãos, principalmente após ir ao banheiro além de estar livre de adornos(  cordão, pulseira, relógio, maquiagem, etc) pois todos estes procedimentos sendo feitos adequadamente contribuem para um serviço de qualidade na produção e evita a proliferação de agentes causadores de doenças por ingestão de alimentos contaminados.

A qualidade na atividade dispõe de bom senso do manipulador de alimentos oferecer um serviço de qualidade ao seu empregador, indo além de preparar pratos agradáveis, bonitos e saborosos, pois agindo devidamente com noções básicas e essenciais de higiene contribuem também no papel social na qualidade do alimento oferecido.

 

3  CONCLUSÃO

Por fim, conclui-se que toda e qualquer medida correta de higiene seguida pela profissional na área de manipulação de alimentos é de imensa importância e responsabilidade para serem seguidas rotineiramente, pois além de transferir cuidado ao manipular os alimentos, oferece qualidade de vida agregada ao sabor além de erradicar ou reduzir problemas ocasionados por ingestão de alimentos contaminados.

Um fator relevante e de extrema importância é o manipulador de alimentos saber que a higiene das mãos de forma correta é importante.

 

 

REFERÊNCIAS

 

RDC 216 de 15 de Setembro de 2004

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Site: www.anvisa.gov.br

 

 

Magno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *