O Sistema Operacional Windows e Softwares da Microsoft

Hoje, o computador faz parte da nossa realidade como mais uma tecnologia disponível para nos auxiliar e vai tornando-se tão usual quanto o controle remoto e o telefone celular. A informática nos dias atuais nos ajuda não só no trabalho, mas também em casa e até mesmo no exercício da cidadania. No trabalho, por meio da informática podemos, por exemplo, produzir e corrigir um texto com mais facilidade. Em casa, é possível, entre outras coisas, comunicarmo-nos por meio da internet.

A internet no Brasil começou no meio acadêmico em 1988, quando Oscar Sala, professor da Universidade de São Paulo e conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), desenvolveu a ideia de estabelecer contato com instituições de outros países, para compartilhar dados por meio de uma rede de computadores. Mas, somente em 1991, a internet foi liberada para outras instituições no Brasil, tendo seu uso comercial liberado no país em 1995.

O uso do computador facilita a nossa vida não só como profissionais, mas também como pessoas e cidadãos. Quem não tem conhecimentos fundamentais de informática enfrenta hoje dificuldades tanto para se inserir, progredir ou se manter no mercado de trabalho, como para realizar tarefas mais simples, como retirar extrato bancário em um caixa eletrônico ou fazer uma pesquisa pela internet. Portanto, saber lidar com o computador se tornou essencial na nossa vida moderna.

O computador é formado pelos seguintes componentes físicos:

CPU – É uma sigla em inglês que significa Unidade Central de Processamento. É nela que estão instaladas as partes principais para o funcionamento do computador.

Monitor – Por meio dele, você pode ler textos, ver imagens, acompanhar o que o sistema operacional faz e visualizar páginas na internet.

Microfone – Como num microfone comum, é por meio dele que você pode gravar sua voz ou a de outras pessoas no computador.

Teclado – Serve para digitar textos e executar comandos, como dar espaço entre uma palavra e outra ou entre uma linha e outra do texto, entre outros. Mouse – É com ele que você seleciona o que desejar na tela do computador.

Caixa de som – Por meio dela você pode ouvir sons e músicas, seja do próprio computador, de páginas da internet, de CD ou de mensagens recebidas.

Há também os softwares, que são programas utilizados para diversas funções como editor de texto, planilha, banco de dados, editor de imagens e etc. Esses programas podem ser freeware ou os, versões trial que serão pagos após um prazo.

Para que funcione esses programas é necessário um sistema operacional, que também é um software, que gerencia os outros. O sistema operacional mais utilizado é o Windows.

Presente em quase 90% dos computadores do mundo, o sistema é uma conquista expressiva da microsoft e mostra que a companhia domina a categoria com bastante folga. Engana-se, porém, quem acredita que o sistema sempre foi dominante como é hoje. Sua história mostra que ele teve seus altos e baixos e passou por um processo gradual de evolução, que aperfeiçoou suas funcionalidades e recursos. Em 1995 como o nome sugere, esta versão do Windows foi lançada em 1995 e trouxe consigo uma das principais marcas do sistema: o Menu Iniciar. Quem também estreou no sistema foi o Internet Explorer.

Windows 98

Windows a chegar ao mercado possuía botões de navegação que permitiam avançar ou voltar no Windows Explorer. Além disso, foi ele o principal responsável pela popularização das conexões USB, que dali em diante começou a se tornar padrão no mercado.Em termos de software, contava com o Internet Explorer 4, Outlook Express, Windows Address Book, Microsoft Chat e o Netshow Player, que foi substituído pelo Windows Media Player em 1999.

Windows 2000

Lançado em fevereiro de 2000, era baseado no sistema orientado para negócios da Microsoft, o Windos NT. Graças a sua estabilidade, acabou se tornando a base para a criação do Windows XP. Com poucas novidades em termos de software e recursos em relação ao Windows 98, foi o primeiro a oferecer suporte à hibernação.

Windows ME

O Windows Millennium Edition foi lançado poucos meses após a chegada do Windows 2000 como uma espécie de comemoração à virada do milênio. Especialistas dizem até hoje que ele foi feito nas coxas e por isso se tornou a pior versão do sistema que se tem notícia.

Problemas de instabilidade, incompatibilidade de hardware e bugs marcaram o sistema e o precedem até os dias de hoje.

Erika Tatiane Costa

Carmo do Rio Claro - MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *