Publicidade de forma fácil

Publicidade e Propaganda, apesar de serem muito confundidos e até usado como sinônimos são diferentes em diversos aspectos, desde a criação até o significado e uso. Enquanto que um visa convencer o leito a comprar algum produto o outro serve para informar ou conscientizar sobre algum assunto de interesse comum.

A Publicidade é dividida em etapas, a primeira etapa teve inicio na Antiguidade Clássica e se prolongou até a Idade Média, no inicio eram anunciadas lutas de gladiadores onde se faziam referencias a casas de banho, esse tipo de anuncio era feito em tabuletas que foram encontradas em Pompéia. Maior parte da publicidade da época era Oral com alguém que gritava para as pessoas de passagem sobre coisas como gado ou escravos falando as virtudes do produto oferecido.

Imagina-se que os famosos Logotipos geralmente utilizado por grande empresas seja algo da atualidade porém teve sua origem na primeira etapa da publicidade, na época não havia identificação de ruas e casas então os comerciantes gravavam algum simbolo de fácil reconhecimento para se diferir dos outros, assim quando o anunciante falasse sobre algum comércio usaria o simbolo como referencia para que fosse encontrado com mais facilidade.

A publicidade oral abriu espaço para a impressa no seculo XV, em 1625 surge o primeiro anuncio publicitário impresso, este por sua vez anunciava a venda de um livro. Até 1631 os jornais viviam apenas de assinatura, esse ano foi quando na França Renaudot cria uma pequena seção em seu jornal dedicado a anúncios onde comerciantes pagavam para poder publicar sobre seus produtos.

A primeira agencia publicitaria foi criada por Voley B. Palmer, em 1841 ele ficou conhecido por fazer a publicidade de vários anunciantes e cobrar dos jornais 25% dos custos.

A publicidade pode se classificada em vários tipos e funções, cada função tem um objetivo assim atingindo o publico alvo mais facilmente.

Publicidade de Produto: Leva ao conhecimento do publico sobre um certo produto e tenta convencer o leitor a comprar o que está sendo anunciado.
Publicidade de Serviço: Esta serve para anunciar algum tipo de serviço, encanadores são um exemplo.
Publicidade de Varejo: Produtos são patrocinados por varejistas. O comercio de varejo destina o produto ao consumidor final.
Publicidade Comparativa: O anunciante tenta mostrar a superioridade do seu produto comparado aos concorrentes.
Publicidade Cooperativa: Anuncio para a venda de um produto realizado pelo fabricante junto com um ou mais logistas.
Publicidade Industrial: O proposito da publicidade industrial é Facilitar, otimizar e reduzir os custos do processo de venda.
Publicidade de Promoção: Se refere a promoções de vendas utilizando como meio de comunicação o radio, a televisão, a internet, o cinema, os jornais e os outdoors e qualquer outro objeto de comunicação em massa.

 

renanhideki2009

Sou graduado no ensino médio, entendo levemente de computadores e fiz alguns cursos porém não cheguei a concluir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *