Radio Frequência no Tratamento das Rugas Faciais

Com o avançar da idade perde-se a elasticidade, colágeno e fibras elásticas da pele, estas alterações provocam o envelhecimento facilitando o aparecimento de rugas e linhas de expressão. A busca por tratamentos estéticos vem crescendo constantemente através do uso de cosméticos, cirurgias plásticas e eletroterapias, entre elas encontra-se a Radiofreqüência (RF), este procedimento tem sido utilizado como recurso para o tratamento estético das rugas, rejuvenescimento e flacidez tecidual. A RF é uma corrente elétrica que causa aquecimento no tecido e induz a formação de um novo colágeno (neocolagênese), tendo como resultado a redução das rugas.

Nesta revisão sobre efeito da RF no colágeno e fibras elásticas em estética facial, os au-orbicular dos olhos, bocatores mostram que pelo método não ablativo obtiveram satisfação parcial nas rugas faciais e contorno facial.

Palavras chave: Radiofreqüência, colágeno e fibras elásticas.

Desenvolvimento  

Quando o ser humano é capaz de perceber, captar e compreender a ordem, simetria e harmonia das coisas, propriedades estas que possui o mundo, estamos na presença do conceito de beleza.

O conceito de beleza é uma percepção subjetiva influenciada por vários fatores da sociedade e interpessoais, quer dizer, a alma humana tem a sensibilidade e capacidade para captar e compreender estas propriedades, mas isto varia de acordo a sua Idiosincrasia, personalidade, idade, cultura, religião, raça, filosofia da época e inclusive motivada pelos meios de comunicação globalizados que tentar impor padrões estéticos. Cada pessoa tem seu próprio conceito de beleza, quer dizer, o conceito individual de beleza que determina a forma de ver, conceber, julgar e entender o mundo que nos rodeia.

O envelhecimento cutâneo é um processo fisiológico, cronológico, irreversível, são dois os fatores que influenciam, sendo o intrínseco e o extrínseco . O fator intrínseco esta relacionado com a idade, genética e são inevitáveis, causando danos estéticos que incluem ressecamento, rugas, flacidez, pigmentação e lesões proliferativas.

  O envelhecimento cutâneo causado por fator extrínseco é uma resposta orgânica aos fatores externos como a exposição solar, má alimentação, tabagismo e o estresse, sendo estes, os principais fatores determinantes para acelerar esse processo. A radiação solar emite dois comprimentos de ondas (UVB), ondas mais curtas que em contato com a pele agride suas camadas superficiais e ondas (UVA), ondas mais longas que atingem camadas mais profundas e estimula a melanina. (GUIRRO, 2003). MORAES,et al.,2012), as fibras elásticas são compostas por proteínas como a elastina, miofibrilina e fibrilina que são responsáveis pela flexibilidade e sustentação da pele e formação de rugas, são conseqüência da degeneração das fibras elásticas e do colágeno (GUIRRO, 2006). De acordo com Santos & Belo (2000), a busca pelo rejuvenescimento nos dias atuais é uma preocupação comum. 

Conclusão

Através dos dados de literatura foi possível concluir que a RF produz calor nos tecidos da derme que pode chegar até 43º C, fazendo estimulação nos fibroblastos do tecido conjuntivo para formação de novas fibras de colágeno e elastina.

Diversos autores tem mostrado que a RF é um recurso eficaz produzindo efeitos de redução nas rugas faciais e melhora na textura da pele, retardando o envelhecimento e prolongando os resultados de cirurgias plásticas.

Referências Bibliográficas

 AGNE, Jones Eduardo, Eu sei eletroterapia.Santa Maria: Pallotti, 2009.

AGNE,Jones E. Eletrotermofototerapia. 1° Santa Maria: o autor, -2014.

BORGES, F.S. Modalidades Terapêuticas nas Disfunções

Denia Aguado Ramos Bof

Capinzal - SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *