Relaxamento através da Acupuntura

Acupuntura, ela pode relaxar realmente o corpo humano? Nesse artigo aqui iremos falar sobre.

O que é Acupuntura?  

Justamente a técnica médica que equilibra e harmoniza a energia interna do organismo com as energias do ambiente, por isso, a utilização da acupuntura é benéfica para tratar dores e doenças, e principalmente, agir de forma holística-preventiva para evita-las.

A Acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa que abrange a massagem (Tuina, Do-in, Shiatsu), alimentação, uso de ervas (Fitoterapia chinesa), meditação, atividade física (Lian Gong, Chi Kung). Reconhecida como especialidade médica, desde 1995, a acupuntura utiliza a inserção de agulhas na superfície do corpo para tratar e prevenir doenças, promovendo a saúde.

A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.

Estresse e insônia, por exemplo, são sintomas que podem ocasionar doenças graves se não forem tratados de forma eficaz.

A ação da acupuntura no organismo

Para a Medicina Tradicional Chinesa, corpo e mente são inseparáveis. Por isso, um dos aspectos fundamentais da acupuntura é que ela, de fato, investiga e inspeciona o paciente. Sabe aquele desejo que todo mundo tem de encontrar um médico que realmente olhe para o paciente e examine? A acupuntura parte desse princípio de diagnóstico: observar a face, a língua, os olhos, a cor da pele, a voz, a postura, secreções e excreções para entender as mudanças patológicas dos órgãos internos.

Benefícios da acupuntura estética

A acupuntura estética estimula a produção de colágeno e elastina, e aumenta o fluxo de energia e sangue para o rosto. A pele apresenta-se firme e com mais tonicidade muscular. Os poros ficam mais fechados e ocorre a melhora da cor facial. Ao melhorar a circulação sanguínea e linfática, há um aumento expressivo do bem-estar no corpo todo. Esse bem-estar garante noites de sono mais tranquilas e, consequentemente, domínio e controle do estresse. A acupuntura estética é cada vez mais procurada por pessoas cuja aparência é vital para o seu trabalho e querem alcançar isso de uma forma holística, com a melhora da saúde em todos os níveis.

Para que serve?

A acupuntura é uma técnica que pode ser usada para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como por exemplo:

  • Problemas na boca como dor após extração de dente, gengivite ou faringite;
  • Doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;
  • Doenças oftalmológicas como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças;
  • Problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca;
  • Problemas gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia;
  • Problemas ortopédicos como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;
  • Distúrbios de sono como insônia.

Onde estão os Principais Pontos de Acupuntura

Os pontos de acupuntura estão presentes em locais de encontro de inúmeras terminações nervosas, fibras musculares, tendões, ligamentos e articulações, também conhecidos como meridianos. Segundo a medicina tradicional chinesa, existem 12 principais meridianos que estão relacionados com os órgãos: pulmão, baço, coração, rim, coração, fígado, intestino grosso, estômago, intestino delgado, bexiga ou vesícula, por exemplo. Os pontos de acupuntura também encontram-se nos pés, sendo os mesmos utilizados na reflexologia. Assim, o terapeuta pode estimular os pontos que achar necessário para tratar o problema específico que surge em um órgão.

Massagear a região do pé que corresponde ao órgão que precisa ser tratado também é uma boa forma de aproveitar os benefícios energéticos desse estímulo.

Tipos de Acupuntura?

Existem diversos tipos de acupuntura, e cada uma apresenta uma função diferente:

1. Acupuntura auricular:

A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar dores, doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas. Esta técnica é feita nas orelhas, e quando não são utilizadas agulhas

2. Acupuntura estética:

No caso da acupuntura estética, esta técnica visa a aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo para melhorar a circulação sanguínea, promover o crescimento das células de sustentação, combater a gordura localizada e ajudar a drenar os líquidos em excesso.

3. Acupuntura para emagrecer:

Quando a acupuntura é usada para emagrecer, ela ajuda na eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras localizadas. Além disso, como o excesso de peso pode estar associado a problemas psicológicos como ansiedade ou depressão, esta técnica também pode ser usada no tratamento destes problemas, de forma a que a alimentação deixe de ser um refúgio emocional.

Dúvida importante! As agulhas podem transmitir doenças?

A acupuntura deve ser feita com agulhas descartáveis, pois a sua reutilização aumenta as chances de contrair algumas doenças como hepatite ou meningite, por exemplo.

Por isso, quando for realizar um procedimento de acupuntura deve assegurar de que esta é feita por um profissional competente, e que segue as normas da Anvisa que obriga à utilização de material descartável.

Conclusão

Após está pesquisa chegamos a conclusão que a acupuntura , é extremamente relaxante e benéfica para o corpo humano, trazendo relaxamento físico e mental, e que isso pode acarretar ganhos imensos a pessoas que estão sofrendo de problemas de saúde.

Mas muito importante é que seja aplicado por um profissional capacitado e com conhecimento anatômico para que não venha a dar algum problema inesperado .

Referencias

Onde estão os Principais Pontos de Acupuntura; Disponível em : https://www.tuasaude.com/pontos-de-acupuntura/ acessado dia 16 de fevereiro de 2019

O QUE É ACUPUNTURA E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE: Disponível em: https://www.center-ao.com.br/tudo-sobre-acupuntura/o-que-e-acupuntura/dia 18 de fevereiro de 2019

Guia Prático de Acupuntura e Moxabustão Bernard Auteroche, Editora Andrei.

Tratado de Medicina Chinesa Xi Wenbu, Beijing, China. Editora Roca

Ademir Afonso Peres

Pelotas - RS
Estudante de Terapia Ocupacional da Faculdade Federal de Pelotas/Rs , Pelotense e apaixonado pela profissão que escolhi .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *