A Teologia Cristã, Conhecimento, Fé e a Vontade de DEUS para os homens.

INTRODUÇÃO

O que Teologia  ?

A teologia e a ciência ou estudo que se ocupa de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com o homem e com o universo. E o conjunto dos princípios de uma religião; doutrina.

Teologia (do grego θεóς [theos]: precisamente divindade, mas no sentido de Verdade ou Essência da Verdade, Fé ou Caminho da Verdade da ou dessa ou ainda desta divindade; λóγος [logos]: palavra, no sentido preciso de Estudo sistemático da palavra, por extensão, estudo, análise, consideração, discurso sobre alguma coisa ou algo que tem existência), no sentido literal, o estudo sistemático acerca da divindade (sua essênciaexistência e atributos). Pode também referir-se a um estudo de uma doutrina ou sistema particular de crenças religiosas .

A teologia não e apenas uma ciência e a certeza de que existe um Deus todo Poderoso e Soberano , que com seu Amor , deu seu único filho para que morresse na cruz por nossos pecados .

E por este motivo hoje podemos ter a certeza da vida eterna e saber que existe um Deus que cuida de nós .

E a certeza que existe um DEUS PAI

DEUS FILHO

E  DEUS ESPIRITO SANTO .

Na trindade do Nosso SENHOR JESUS CRISTO

O mundo revela-se imperfeito, por isso não pode ter em si a causa do seu ser e do seu operar. Logo, deve-se remontar à um ser perfeito, Deus, que é, sem dúvida, o criador do mundo que Ele tira da sua Fé , pondo em pratica o que lhe e certo acreditar. Do seu criador único e eterno DEUS.

DESENVOLVIMENTO

teologia cristã procura a razão no interior da fé cristã.

Nessa perspectiva, a teologia cristã é um discurso de  acerca de tudo quanto se relaciona a Deus, aos propósitos divinos, às relações entre Deus e o Homem, à Bíblia (e outras fontes consideradas como divinamente inspiradas) e à doutrina cristã.

Teologia cristã pode ser definida como as verdades fundamentais da Bíblia e de outras fontes reconhecidas como divinamente inspiradas apresentadas de forma sistemática; ou ainda, a filosofia que trata do nosso conhecimento de Deus e do relacionamento do Deus Altíssimo com o homem, compreendendo assim tudo quanto se relaciona a Deus, a Bíblia e os propósitos divinos.

Encontra-se expressa, basicamente, em quatro grandes seções: teologia sistemáticateologia bíblica/teologia exegéticateologia prática e teologia histórica. Os teólogos cristãos usam da exegese bíblica, a análise racional e argumentos para entender, explicar, testar, criticar e defender o Cristianismo.

A teologia também pode ser utilizada para atestar a veracidade do Cristianismo, fazer comparações entre ela e outras tradições ou religiões, defender de críticos, corroborar qualquer reforma cristã, propagar o cristianismo, ou uma variedade de outras razões.

Divisões da teologia cristã Síntese  Muitas vezes, as variadas disciplinas teológicas e suas espectivas sub-disciplinas associam-se e englobam-se umas às outras, inter-relacionando-se, podendo frequentemente um tema ou até um locus (área específica de estudo e reflexão) ser tratado em conjunto, sob aspectos diferentes, por várias disciplinas (e sub-disciplinas). Por esta razão, existe entre elas uma grande permeabilidade, intercâmbio e inter-disciplinariedade.

De um modo resumido e geral, o relacionamento entre as disciplinas teológicas dá-se da seguinte maneira:

  • Com o encontro e o conhecimento das verdades reveladas na Bíblia e, no casocatólico, em outras fontes válidas da Tradição, toda essa verdade bíblica é estudada, reflectida, debatida, explicada e posteriormente reunida num grande sistema explicativo unificado. Esse trabalho é reservado à teologia sistemática.
  • As verdades, os princípios e osdogmas explicados e estudados pela teologia sistemática iriam ser depois defendidos pela Apologética perante a sociedade, as heresias, os ateus e as Depois do estudo puramente teórico, a teologia prática pretende aplicar as conclusões teológicas ao quotidiano e também estudar o modo como a Igreja comunica a sua  e as suas verdades, bem como as variadas ações de santificação ou de outra natureza da Igreja no mundo. Neste contexto, a teologia moral tem simultaneamente aspectos sistemáticos e práticos.

 

 DEFINIÇÕES  :

Teologia exegética Exegética vem da palavra grega que significa extrair. Esta teologia procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras.

Teologia Histórica   Envolve o Estudo da História da Igreja e o desenvolvimento da interpretação doutrinária.

Teologia Dogmática  É o estudo das verdades fundamentais da fé como se nos apresentam nos credos da igreja.

Teologia Bíblica  Traça o progresso da verdade através dos diversos livros da Bíblia e descreve a maneira de cada escritor em apresentar as doutrinas mais importantes.

 Teologia Sistemática  Neste ramo de estudo os ensinamentos a respeito de Deus e aos homens são agrupados em tópicos.

PRINCIPAIS DOUTRINAS SÃO:

  • Doutrina de Deus

João 7 16 – 17 Respondeu-lhes Jesus: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo

A Existência de Deus

A Natureza de Deus

Os Atributos de Deus

  • Doutrina de Cristo

Mateus 1: 18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo.

Natureza de Cristo

Os Ofícios de Cristo

A Obra de Cristo

 Doutrina do Espírito Santo

Romanos 8: 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

A Natureza do Espírito Santo

O Espírito Santo no Antigo Testamento

O Espírito Santo em Cristo

O Espírito Santo no Cristão

Os Dons do Espírito

  • Doutrina dos Anjos

Hebreus 1: 13 – 14 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?

Sua Natureza

Sua Classificação

Seu caráter

Sua Obra

Reino das trevas

 Doutrina do Homem

Mateus 19: 4 Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher,

A Origem do Homem

A Natureza do Homem

A Imagem de Deus no Homem

 Doutrina da Salvação

Romanos 3: 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

A Natureza da Salvação

Justificação

Regeneração

Santificação

  • Doutrina da Igreja

Atos 11: 22 Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia;

A Natureza da Igreja

A Fundação da Igreja

As Ordenanças da Igreja

A Organização da Igreja

  • Doutrina do Pecado

Rm 3.23 – Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.

Origem do Pecado

A natureza

Consequências

Doutrina das Escrituras

2 Tm 3.16 – Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.

A necessidade das Escrituras

A inspiração

Os materiais

  • Doutrina das Últimas Coisas

Mateus 24: 3 E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.

Sinais da Vinda de Jesus

Arrebatamento da Igreja

Tribunal de Cristo

Bodas do Cordeiro

Grande tribulação

Milênio

Juízo do Trono Branco

OS ENSINOS DE JESUS     

 Os ensinamentos de Jesus fora fundamentado nas Escrituras do Velho Testamento. Mateus 4: 10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás

Os ensinos de Jesus Cristo revelam claramente que Ele era o Messias prometido. Seus ensinamentos eram inspirados por Deus por isso estão ainda hoje vivos em nossa memória.  Ele apresentava-se diante do povo, usava linguagem do povo. Ele usava as figuras conhecidas para ensinar as idéias corretas e desfazer as errôneas. O Centro dos ensinamentos de Jesus  Cristo era a fé. A fé ensinada por Jesus opera gloriosos resultados, vemos:

 A Fé Opera Milagres Mateus 9: 2 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, pois, vendo-lhes a [fé], disse ao paralítico: Tem ânimo, filho; perdoados são os teus pecados.

 A Fé Promove Santificação Atos 26: 18 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim.

A Fé Revela as Qualidades Romanos 1: 8 Primeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.  A Fé Garante Salvação Romanos 3: 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus

A fé é crer que Deus é fiel. Ela é a força que move a mão de Deus. A fé conduz o indivíduo em perfeita relação com Deus.

CONCLUSÃO

Conclui-se, então, que a finalidade primeira da Teologia é demonstrar a existência de Deus, posto que provada já está e dispensa qualquer esforço nesta direção, e produzir conhecimento correto da sua personalidade e do seu caráter. E conduzir o homem ao arrependimento , sabendo0 que através da Fé ela pode ser remido dos seus pacados.

Entre as coisas criadas, o ser humano merece destaque especial em razão das peculiaridades curiosas e impressionantes do seu existir. Sendo assim, a Teologia procura explicar quem éo que é e para quê o homem, demonstrando e explicando suas peculiaridades existenciais e buscando sempre sua origem primeira e seu fim último.

Nessa busca, a mais drástica constatação em conexão ao homem, e que produz conseqüências tanto no presente, quanto no futuro, é sua queda. Portanto, deve a Teologia explicar a origem, a extensão e a natureza dessa queda. E para que o mesmo se levante e preciso ter Fé.

Existem evidências da existência de um mundo após a morte, de além-túmulo, e da vocação inata no homem à eternidade.

É neste ponto que a Teologia é superior às demais ciências, pois enquanto estas lhe dão conhecimento apenas do mundo presente, que é por natureza transitório, a Teologia torna o homem sábio para a posse da vida eterna, preparando-o para viver no mundo vindouro. Num mundo que ele ainda não viu , mais que pela sua Fé e a certeza do seu Deus divino e supremo ira receber.

REFERÊNCIAS

JUSTINO MÁRTIR (C100 – C165 DC) Apologia em defesa da fé cristã frente ao paganismo.

  • IRINEU DE LION (C130 – C200 DC) Apologia da fé cristã em face do gnosticismo.
  • ORÍGENES (C185 –C254 DC) Apologista.

Contribuição em duas áreas: Interpretação alegórica e Cristologia (heresia ariana)

  • TERTULIANO (C160 – C225 DC) Pai da teologia latina.

Unidade do VT E NT

Bases da doutrina da trindade.

Suficiência das Escrituras.

  • SITE DE PESQUISA MOZILA
  • MUNDO CRISTÃO

.ANEXOS

Conhecimento

Integrantes do gabinete de Donald Trump se reúnem semanalmente para estudar a Bíblia

Tiago Chagas 

 

27 de abril de 2017

Os membros do gabinete presidencial dos Estados Unidos têm, semanalmente, um encontro com um pastor para realizarem estudos bíblicos. A informação foi revelada depois que uma cópia da agenda do secretário de Energia vazou para a imprensa.

Com uma hora de duração, a reunião dos membros do gabinete de Donald Trump para estudar a Bíblia Sagrada é liderada pelo pastor Ralph Drollinger, que prepara os conteúdos e ministra as aulas.

“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Essa verdade bíblica, presente em Tiago 5:16, não é sinônimo de resposta de oração conforme o desejo de quem pede, segundo o evangelista Billy Graham.

Graham, 98 anos, se dedica a escrever artigos em resposta a perguntas enviadas a ele através do site da Associação Evangelística que leva seu nome. E recentemente, um leitor o escreveu dizendo que fica “chateado quando Deus não responde às orações do jeito que eu penso que Ele deveria fazer”, e acrescentou: “Ele está me punindo por algo que eu fiz, quando se recusa a responder às minhas orações?”.

A TEOLOGIA

GESS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *