A importância da língua portuguesa em todas as profissões

escrita

É importante sempre refletir a respeito da importância da língua portuguesa, não é verdade? Muito mais do que decorar regras de gramática e ortografia, a língua é o nosso veículo de comunicação mais usado. Muitas pessoas não fazem uma associação direta entre falar e escrever corretamente e sua carreira profissional. Vamos, então, verificar alguns aspectos nos quais a língua portuguesa seria algo extremamente relevante para que se consiga destaque no mercado de trabalho? Acompanhe a seguir.

Falar e escrever corretamente é importante para a carreira?

É fundamental ter domínio da língua, e isso independe da área profissional em que se vá atuar.

A clareza da expressão, seja escrita ou oral, advém de uma estrutura de pensamento coerente, de ideias claramente conectadas. Por isso a fluência na língua é vista como um grande reflexo da educação, da bagagem cultural e até mesmo do investimento que você tem feito na sua qualificação profissional.

E não ache que tudo isso se aplica apenas aos profissionais das áreas das Ciências Humanas. Qualquer profissional se depara com momentos em que precisa exercitar a escrita. Engenheiros, por exemplo, não raro precisam redigir relatórios, e aqui mais uma vez é fundamental expressar bem as ideias, não apenas pelo que um relatório mal redigido pode fazer com a sua imagem profissional, mas porque muitas vezes são abordados temas de segurança, o que torna a clareza do texto muito mais importante.

O que você pode fazer para aperfeiçoar a escrita?

Quem faz investimento constante em reciclagem, em leitura e na prática da escrita tem retorno em sua imagem no meio profissional. Para isso, contudo, faz-se necessária uma prática diária no esforço para o aperfeiçoamento, o que pode ser feito nas atividades já corriqueiras.

Mesmo que você não esteja em uma área profissional que demande tarefas constantes envolvendo a escrita, tente praticar sempre que surja a oportunidade: no momento de enviar um e-mail para um parceiro profissional, por exemplo, certifique-se de que empregou bem as palavras, sem erros ortográficos, de concordância etc. Isso refletirá muito bem na imagem que esse parceiro e que seus superiores têm de você, e não custará muito mais do que umas poucas consultas no próprio Google.

O mesmo se aplica à fala: se você pensa que ninguém presta atenção em como você apresenta suas ideias em uma reunião, pense duas vezes. É muito mais provável que seus pontos de vista sejam aceitos quando o interlocutor os entende com clareza, e isso depende muito da sua capacidade de expressá-los bem.

Conclusão

Escrever e falar bem é importante em qualquer profissão. Portanto, se você acha que,o fato de não praticar uma atividade profissional cujo produto necessariamente são textos o deixa livre de precisar primar pelo bom português, reflita. Seu modo de falar e sua escrita podem prejudicar a imagem que você tem dentro do seu meio profissional, e talvez até mesmo seja a pedrinha que está impedindo aquela tão desejada promoção.

Vox4All: Aplicativo de Comunicação Especial

vox4all

Na semana passada, a Micsoroft Portugal e a Imagina, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de aplicativos para o ensino e a aprendizagem, apresentaram o Vox4All, um aplicativo voltado para pessoas com necessidades especiais em virtude de deficiências sensoriais, cognitivas ou mentais. Trata-se do primeiro aplicativo para a comunicação especial ou aumentativa via dispositivos móveis.

O objetivo do aplicativo é substituir meios de comunicação tradicionais para crianças e adultos com deficiências que dificultam a comunicação, como cartões, conversores digitais e computadores. Seu público-alvo abrange uma grande gama de pessoas com necessidades sociais, entre as quais autistas, vítimas de paralisia cerebral e AVC, para citar apenas alguns exemplos.

O aplicativo usa o sistema de símbolos Widget, voltado para pessoas com dificuldades de leitura, permitindo a acessibilidade à informação por meio de imagens. O sistema possui um conjunto de símbolos capaz de substituir 40.000 palavras, combinando imagens e palavras para ajudar o indivíduo com necessidades especiais a decodificar informações. Além de símbolos e texto, Vox4All também faz uso de sons gravados por meio de um sistema de gravação incorpotado.

A iniciativa é pioneira, e a possibilidade de oferecer mobilidade de comunicação a indivíduos com necessidades especiais. Quando foi anunciado na terça-feira da semana passada, 15 de abril, o aplicativo estava disponível apenas para Windows 8 e Windows Phone. Agora, já pode ser encontrado na iTunes e no Google Play. O preço, contudo, é bastante elevado: o aplicativo para Android custa R$ 310,00.

De qualquer modo, Vox4All pode servir de incentivo para novas iniciativas tecnológicas para facilitar a inclusão de indivíduos com necessidades especiais para a comunicação, motivando o desenvolvimento de um novo nicho cujo público-alvo são pessoas que também querem participar do fenômeno da mobilidade.